Existe alguns fatores que devem ser analisados para a tomada de decisão, no post abaixo esclareceremos suas dúvidas!
1-O que é um profissional autônomo?
2-Vantagens e desvantagens em ser autônomo
Desvantagens:
3-Autônomo paga imposto?
Os autônomos também pagam impostos por seus serviços prestados!
INSS, contribuem com a previdência que dá o direito a aposentadoria e outros benéficos previdenciários. O valor da contribuição deve ser de 11% sobre o salário mínimo ou 20% se tratando de uma quantia maior.
ISS (Imposto Sobre Serviço), pago sobre seu faturamento mensal.
IR (Imposto de Renda), deve ser recolhido mensalmente, seguindo a tabela progressiva de acordo com a renda, variando de 15% a 27,5%.
Os Autônomos devem declarar todos os serviços prestados. Por isso é importante o auxílio de um contador para declarar o IRPF e para que você não venha a ter problema com a Receita Federal.
“ Não há nada de errado com o fato de querer manter uma empresa pequena. Uma equipe pequena, afinal, pode realizar coisas incríveis.”
4-Quando abrir uma empresa?
Se seu rendimento é superior a 5 mil reais e atua como autônomo você está recolhendo mais impostos e consequentemente perdendo dinheiro.
O recolhimento de impostos para quem abre uma empresa, emite notas fiscais e tem um CNPJ tem geralmente uma tributação menor que pode variar entre 8% a 15%.
Avalie a Situação Para Escolher o Melhor Tipo de Empresa (Autônomo X CNPJ)
Essa decisão pode significar uma importante economia nos impostos, para isso é necessário que se tenha conhecimento da legislação e se faça uma análise tributária do cenário para se definir o regime mais vantajoso para sua atividade.
Fale conosco