Soluções Corporativas em São Carlos – SP

SER AUTÔNOMO OU ABRIR EMPRESA: O QUE É MELHOR?

 

Autônomo ou Empresa?

 
É necessário avaliar se realmente existe vantagem em não abrir uma empresa (CNPJ) para prestadores de serviços. Em algumas situações a pessoa física acaba pagando mais impostos do que recolheria se tivesse um CNPJ.

 

Existe alguns fatores que devem ser analisados para a tomada de decisão, no post abaixo esclareceremos suas dúvidas!

 

  1.  O que é um profissional autônomo?
  2. Vantagens e Desvantagens em ser autônomo.
  3. Autônomo paga imposto?
  4. Quando abrir uma empresa?
  5. Vantagens e Desvantagens em abrir uma empresa.
  6. Afinal, qual o melhor tipo de empresa para se abrir?
 

 

1-O que é um profissional autônomo?

 A atividade autônoma é genérica, pode ser exercida por qualquer pessoa física (CPF), não necessita de formação superior ou técnica e trabalha por conta própria. Ex: Prestadores de Serviços, Empresários, Comerciantes, entre outros.
 

2-Vantagens e desvantagens em ser autônomo

Vantagens:

  • Não precisam apresentar certificados sobre sua habilidade.
  • Carga tributária é menos pesada se você fatura até 5 mil Reais por mês, se o seu rendimento for maior é mais vantajoso atuar como pessoa jurídica.

 

Desvantagens:

  • Não possui rendas fixa, isso pode comprometer o controle do orçamento
  • Não dispõe de direitos trabalhistas (Férias, FGTS, 13º salário, Horas Extras, etc).
  • Não tem benefícios concedidos por empresas (públicas ou privadas) como plano de saúde, vale refeição, vale transporte, etc.
  • Empresas contratante tem que pagar 20% de INSS sobre o rendimento pago ao profissional autônomo, o que faz que elas prefiram contratar alguém com CNPJ.
 

3-Autônomo paga imposto? 

Os autônomos também pagam impostos por seus serviços prestados!

INSS, contribuem com a previdência que dá o direito a aposentadoria e outros benéficos previdenciários. O valor da contribuição deve ser de 11% sobre o salário mínimo ou 20% se tratando de uma quantia maior.

ISS (Imposto Sobre Serviço), pago sobre seu faturamento mensal.

IR (Imposto de Renda), deve ser recolhido mensalmente, seguindo a tabela progressiva de acordo com a renda, variando de 15% a 27,5%.

Os Autônomos devem declarar todos os serviços prestados. Por isso é importante o auxílio de um contador para declarar o IRPF e para que você não venha a ter problema com a Receita Federal.

Não há nada de errado com o fato de querer manter uma empresa pequena. Uma equipe pequena, afinal, pode realizar coisas incríveis.” 

 

4-Quando abrir uma empresa?

 Em alguns casos ser autônomo significa recolher mais impostos do que atuar como uma pessoa jurídica!
 

Se seu rendimento é superior a 5 mil reais e atua como autônomo você está recolhendo mais impostos e consequentemente perdendo dinheiro.

O recolhimento de impostos para quem abre uma empresa, emite notas fiscais e tem um CNPJ tem geralmente uma tributação menor que pode variar entre 8% a 15%.

 

 5-Vantagens e Desvantagens em se abrir uma empresa?

 
 Vantagens: 
  • O CNPJ, o empreendedor que tem CNPJ transmite confiança, profissionalismo e sensação de segurança ao comprador ou ao contratante.
  • Diminui o risco de perder clientes, muitas empresas não fecham negócios com empreendedores que não possuem CNPJ para firmar contrato.
  • Linha de crédito, melhores condições em empréstimos na captação de investimentos através de crédito bancário.
  • Formas de pagamento, com sua conta de pessoa jurídica pode-se disponibilizar diversas formas de pagamento para os seus clientes, boletos, cartões de débitos, créditos e parcelamentos. 
 

Desvantagens:

  • Nível de responsabilidade alto, o empreendedor deve estar preparado antes de empreender, principalmente na parte administrativa e financeira.
  • Stress, ter o seu negócio pode ser estressante se não contar com as parcerias certas!
  • Você deve conhecer todos os processos e todas as áreas da empresa.

 

6-Afinal, qual o melhor tipo de empresa para se abrir?

 

Avalie a Situação Para Escolher o Melhor Tipo de Empresa (Autônomo X CNPJ)

Essa decisão pode significar uma importante economia nos impostos, para isso é necessário que se tenha conhecimento da legislação e se faça uma análise tributária do cenário para se definir o regime mais vantajoso para sua atividade.

 

Nós do Grupo Escrita Contabilidade podemos te orientar e assessorar para a melhor controle e formalização do seu negócio.

 

Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar alguém? Clique nos ícones e compartilhe em suas Redes Sociais!