Anexos do Simples Nacional: o que são e como consultar

Simples Nacional: Entenda a sua definição

Os anexos do Simples Nacional  são o agrupamento das atividades de um negócio conforme o segmento em que ele opera. 

Dessa forma, a empresa contribui regularmente com os impostos e ainda consegue economizar sem deixar de atender as exigências legais. 

Ou seja, haverá dinheiro em caixa para que os empreendedores conquistem maiores oportunidades de negócios, possam expandir ou até mesmo melhorar seu negócio.

Neste artigo você pode conferir as características e principais Anexos do Simples Nacional, com a ajuda do Grupo Escrita!

 

Simples Nacional: Entenda a sua definição


O Simples Nacional é um regime de tributação compartilhada que inclui a arrecadação e taxas e fiscaliza os tributos das micro e pequenas empresas. 

Foi criado como uma proposta para que as declarações sejam mais simples e unifiquem os impostos. 

Por isso,  o nome de  “simples” nacional, porque realmente apareceu para simplificar a tributação.

Conheça os Anexos do Simples Nacional


Estes Anexos do Simples Nacional são o compilado dos negócios por segmento segundo as áreas de atuação.

Por exemplo, serviços, comércio, fábricas, entre outros, sendo que os anexos irão influenciar no montante que a sua empresa será tributada.

A Partir de 2018 os anexos do Simples Nacional diminuíram de 6  para 5 faixas., apesar de ter menos faixas de aplicações, ela está  mais completa. 

Com isso aconteceu um desconto específico para cada uma das faixas de faturamento.

Quais são os Anexos do Simples Nacional?


Eles são divididos atualmente em faixas:

  1. Anexo I -Atividades de Comércio: 

São todas aquelas ligadas ao comércio, como lojas e produtores. Temos alguns exemplos: o comércio no varejo de roupas, a produção de leite, a piscicultura, a extração de minérios, a produção de peças, entre outros.

As suas alíquotas são divididas decorrente do seu faturamento em 6 faixas variando de 33% para cada uma delas há um percentual de tributos.

  1. Anexo II- Atividade da Indústria;

São todas as atividades como: fábricas/indústrias e empresas industriais, o beneficiamento de minérios de chumbo e outros minerais; os frigoríficos; os abatedouros e a fabricação de laticínios.

  1. Anexo III- Atividades de Serviços I;

São todas as atividades com serviços diversos como: a acupuntura, as manicures, as academias, os laboratórios, as instalações, os reparos e manutenção, agências de viagens, os escritórios de contabilidade, dentre outros.

  1. Anexos IV – Atividades de Serviços II;

São todas as que envolvem serviços como: os serviços de limpeza, os serviços de jardinagem, serviços de manutenção predial, os serviços de portaria, os serviços de advogados entre outros.

As suas alíquotas são divididas em base do seu faturamento em 6 faixas variando de  33% para cada uma delas há um percentual de tributos.

  1. Anexo V – Atividades de Serviços III;

São as que envolvem serviços como: organizações que fornecem serviço de auditoria, serviços de jornalismo, de tecnologia, de publicidade, de engenharia, de design de produto e interiores, serviços de tradução, atividades veterinárias, dentre outros (a lista completa do Anexo V está no § 5º-I do artigo 18 da Lei Complementar 123).

Conclusão 


Ao acessar esse artigo, certamente ficou mais fácil entender o que são os anexos do Simples Nacional  e como eles influenciam na parte tributária.

Para todos os serviços contábeis para o seu negócio, você pode contar com o Grupo Escrita para te ajudar!

Entre agora em contato conosco e tenha mais informações sobre o Simples Nacional.