O compliance tributário e compliance fiscal são práticas que empresas devem adotar para minimizar os riscos e seguir adiante com o cumprimento de normas e leis que regem suas atividades.
Por ser um termo não muito comum, muitos empreendedores não conhecem ou até mesmo não sabem como aplicar na gestão.
Por isso, no conteúdo de hoje, saiba o que é, quais os seus principais objetivos e principalmente como aplicar na sua empresa.
O que é um compliance tributário?
Como explicamos anteriormente, nada mais é do que um conjunto de práticas que visam identificar possíveis falhas e prevenir erros fiscais em uma empresa.
Ou seja, é uma espécie de controle efetivo que aprimora a eficiência tributária e gestão empresarial reduzindo riscos de maneira eficaz.
Em outras palavras, ele também assegura que a empresa, na posição de contribuinte consiga recolher todos os tributos e informe o fisco para não ser penalizada por infrações.
Como aplicar na sua empresa?
As estratégias do compliance tributário devem partir da alta administração e devem ser executadas por setores da empresa que se relacionam com o tema.
Todas as obrigações tributárias das empresas estão relacionadas a essas áreas. Para uma melhor eficiência das medidas indicamos sempre a criação de um departamento de compliance tributário.
Esse será o departamento que cuidará da conformidade geral e tudo a respeito das áreas envolvidas e suas atividades.
Ou seja, os membros do departamento têm como obrigação elaborar políticas internas para mitigar os riscos tributários.
Além de, é claro, garantir uma comunicação clara e tranquila entre todas as áreas envolvidas. Será necessário também que cuidem do preparo de todos os colaboradores envolvidos.
Vantagens do compliance tributário
Só é possível manter a segurança jurídica para o contribuinte quando alcançamos um bom sistema de gerenciamento da conformidade tributária e isso o compliance tributário entrega como vantagem.
Temos também uma melhoria na integração entre as principais áreas tributárias da empresa e assim aumentamos a eficiência operacional.
Sem contar nas vantagens secundárias que é a melhoria na comunicação, aumento da produtividade e otimização dos processos.
Por fim, temos uma redução de tempo gastos nos processos tributários e conformidade da empresa com suas obrigações.
Com isso, a empresa consegue dedicar tempo e energia para melhorar o seu desempenho em relação aos demais concorrentes.
Saiba mais sobre compliance tributário
Vale destacar que o compliance tributário é apenas uma parte do que seria ideal para uma boa gestão tributária.
Empresas com o compliance notadas com bons olhos por possíveis investidores por cumprirem as principais exigências do mercado.
Precisa de uma empresa de referência para dotar o compliance tributário para a sua empresa? Conte com o Grupo Escrita Contabilidade. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!